quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Método Científico

Teoria do Caos, Teoria da Reciprocidade, Teoria das cordas...

Quantas teorias não fazem parte do cotidiano das pessoas nesse mundo cada vez mais regido por leis? Teorias são ótimas formas de tentar explicar o mundo , e isso é só o que o ser humano faz.

Lançar novas teorias não é difícil ,o maior problema é sustentá-las.Argumentos, discussões são necessários para impedir que qualquer louco venha a inventar sua própria teoria sobre algo, por exemplo a inconstitucionalidade da órbita paradoxal do arco convexo do meio espiritual alternativo oblíquo.Por exemplo essa é uma teoria muito difundida nos meios académicos mais renomados.Não a conhece? Sinto lhe dizer que o mundo não é o seu lugar.

Deixando a diversão de lado ,quero falar sobre uma coisa séria.Séria em partes por que quase tudo que se escreve em blogs não se pode levar a sério.Mas o que quero discutir é sobre a vontade que sempre tive de escrever sobre as coisas que se passavam dentro de minha cabeça, não obstante teorias.

Muitas invenções já passaram pela minha "caixa craniana" e sempre pensei em criar projectos sobre elas.Pensava que alguém um dia pensaria o mesmo e verdadeiramente as colocaria em prática.Sendo o mais sincero possível isso já aconteceu.Não me lembro qual foi a invenção mas sei que ri quando a li no jornal , vendo que estudantes universitários haviam pensado no mesmo que eu e haviam executado seu pensamento.

Hoje, quero por em prática essa vontade que sempre tive de botar no papel minhas invenções, si é que posso dizer que são minhas .Será que alguém já não havia pensado no que escreverei e estou cometendo mais um simplório caso de plágio ?Espero que não , é mesmo que esteja não irei a nenhum tribunal exatamente por não saber si alguém pensa como eu.

Eis minha tese:Teoria da ...

Não tenho nenhuma ideia de que nome dar a minha teoria .Darei um nome qualquer provisoriamente até que realmente encontre uma serventia para ela.

Eis minha tese: Teoria da Conectibilidade Humana.
Isso que é realmente um nome para uma teoria.Mas é sério , essa teoria tem fundamento em minha vida.Explico -me : essa teoria, a qual já discursei sobre ela para meus amigos, trata da ligação que existe em tudo.

Um exemplo é quando pela manhã falo com algum amigo que meu sonho é viajar para a Eritreia e ganhar uma camisa do grémio.Sabe o que acontece quando chego em casa? Sei la , continuo a ler um livro que estava quase terminando e de repente aparece um relato sobre a vida das pessoas que moram na Eritreia, logo após isso tomo um banho e depois entro na Internet.O que vejo então ? Uma promoção relâmpago para ganhar blusas de times brasileiros.

Coisas assim(ou não ,por que os exemplos dados são exemplos bons, positivos)me acontecem costumeiramente , e me deixam cada vez mais intrigados.

Gostaria de saber se isso acontece com vocês, leitores imaginários ou fantasmas virtuais.Gostaria de saber ,pois acho que isso é bom e ruim, talvez o nome disso não fosse teoria do blablabla mas sim destino, porém não gosto nem um pouco dessa ideia por que parece que estamos presos a algo maior e somos feitos a semelhança de marionetes.

Ajoelho aos pés de filósofos antigos e peço a eles inspiração para discernir o que se passa em minha mente.Que eu ainda possa beber na fonte das ideias onde tantos já se embriagaram.

Passe da sobriedade e entre na ebriedade da ideias!

Um comentário:

  1. Sim, meu caro, sua teoria ja foi estudada, pensada, analisada e provavelmente contestada por classes que se auto declaravam burguesia ou proletários. Sigumnd freud e carl jung dizem que tudo que existe esta conectado diretamente, inconcientemente e que temos fortes semelhanças com nossos ancestrais, que carregaremos por geraçoes caracteristicas dos primordios geradores de sua evoluçao, como e aonde provar? cientificamente nao pode ser provado como tal vinculo acontece, se pelo sangue, reencarnaçao ou apenas lembranças que foram repassadas de gene em gene, oque nos resta e crer e vivenciar tais teorias. Quando se passa por uma fase ligeiramente conturbada e necessitasse de algo para apoiar sua fragilidade, que no caso nao se resume a costela de adão, refiro-me a um amigo ou sua mae. Tais pensamentos se apoderam de uma parte de voce, Freud diz: "pensamentos exarcebados na pessoa aonde apoia-se pode ser transmitido para mesma". Quando voce passa o dia inteiro pensando em uma pessoa querida que irá embora e relembra situaçoes aonde passaram juntos momentos felizes e por um vago momento teu raciocínio e dissipado por uma interrupçao momentanea, logo em seguida seu telefone toca, ao ver o numero ou nome, tcharannm, esse e um dos exemplos que se pode ter da teoria em questao. Podemos chama-la assim, para nos fantasmas vituais, tamagoshi ou sei lá, que seja...
    Teoria da conectibilidade humana.
    Todavia, nao fique triste aún que sua ideia ja tenha sido fundamentada por outrém, justamente a contestaçao que faz jus ao nome Ciência.

    D.

    ResponderExcluir