domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pátria Amada

Domingo é dia de jogo.Neste mais um empate surgiu.Para deixar seus respectivos torcedores mais e mais raivosos.Enfim , segundo o futebol, paixão nacional , assistir ao joguinho domingo é sagrado.

Assistir ao jogo é sagrado , mas preocupar-se com o nosso país não.Não quero ser falso moralista ou qualquer coisa parecida, o que venho expor é que sabemos jogar bola, sabemos sambar , mas cantar o hino de nosso país ,que provavelmente seria o fato de demonstração de nacionalismo , não sabemos.

Não que saber cantar o hino de seu país vai deixar todos nos mais patriotas ou mais engajados em algum sentido , sentido referente aos problemas relativos ao nosso próprio país.Não saber cantar o nosso hino nacional significa que nos não tivemos um incentivo desde criança para ver quão grande é nosso pais , não só em medidas territoriais mas em cultura , em riquezas naturais, em expressões regionais.

A cada dia que passa a globalização, que se mistificou de uma forma tão viável e necessária ,vem destruindo o pouco de cultura que nos conseguimos construir ao longo desse pequeno tempo cronológico ,de cerca de meros 500 anos.Não é uma critica, explico.

O que se impõe verdadeiramente é a ideologia de um império, no nosso caso o império americano.Normal?Normal , pois em cada era, em cada lugar, o império dominante disseminou sua cultural e subjugou as outras .

O que deve se fazer é absorver a globalização que sofremos e impedir que nossas particularidades não morram em detrimento de coisas externas.É possível sim , conciliar todas as informações vindas de fora e manter nossas características, basta que tenhamos uma leitura seletiva do mundo atual.

Brasil,iluminado ao sol do Novo Mundo!

Um comentário:

  1. Belo ponto de vista.Ja havia pensado nisso mas nao dessa maneira.Preciso te ligar.Precisamos conversar,estou com saudades pretinho.Estou sempre lendo seu blog mas quase sem tempo para nele comentar.
    Vai viajar no carnaval?? ;**

    ResponderExcluir