quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aula de Filosofia

Uma vez, um professor de filosofia estava dando uma aula sobre conceitos filosóficos, e sobre as teorias criadas pelos grandes filósofos como Platão, Sofócles e Aristóteles.Por sinal , acho que ele tenha sido um dos melhores professores nesta matéria que já tive até hoje, ou não .

Neste dia ,ele discorreu sobre assuntos que realmente me marcaram.Ele falou sobre duas coisas que no momento discordei, mas que pensei melhor em outra oportunidade e percebi que o que ele estava dizendo , que na verdade não havia sido criado nem pensado por ele, mas pelos filósofos aos quais estávamos estudando, realmente possuía algo de coerente.

Primeiro ele disse que de acordo com um filósofo ,que não me lembro qual, o suicídio é a forma mais grandiosa de expor o total controle sobre a mente e o corpo , pois de acordo com o pensador só quem tem a coragem de escolher o momento de morrer é que tem total controle sobre si mesmo.Fui totalmente contra a essa ideia quando a escutei pela primeira vez, mas percebi que apesar de ser uma teoria doentia, ela é verdadeira.

Escolher quando tirar a própria vida é a única forma de realmente sentir que não são fatores externos como a velhice ou acidentes cotidianos que levará a nossa única e verdadeira possessão: a vida.

Não venho falar sobre tais assuntos por que pretendo me matar, apenas discorro sobre isso pois acho que foi algo que realmente acrescentou algo novo na minha forma de pensar.

Outra coisa que ele disse foi que somos culpados por tudo.De acordo com o mesmo filósofo ou com outro , não importa, nós jamais devemos culpar as outras pessoas pelas coisas que acontecem em nossas vidas.Eu, idiota, em primeiro momento também discordei dessa ideia e logo vi que quem estava errado era eu .

De acordo com essa ideia tudo que envolve os acontecimentos na nossa vida é de inteira e unicamente responsabildade nossa, para o bem ou para o mal.Um exemplo seria que você tem que viajar para o outro lado do mundo e tem um voo marcado para as 3 horas da tarde.Quando você chegar ao seu destino tudo de bom acontecerá , como ficar rico e conhecer a sua futura esposa...No entanto, você, que é precavido e responsável sai de casa 5 horas antes do voo, ou seja, as 10 horas da manha.Pega sua mala e chama o táxi, entra no carro e no trajeto de sua casa ao aeroporto, que são aproximadamente 30km, um carro bate no táxi e fica impossibilitado de continuar.Você diz ao motorista que infelizmente não poderá ajuda-lo nos assuntos relativos a batida e pede outro táxi que chega em 30 minutos.Você entra aliviado e vê que ainda faltam 4 horas para o voo.De repente, acaba a gasolina do táxi e o carro para .Novamente , você se desespera e liga para mais um táxi, que logo chega.Fica tranquilo pela segunda vez, e então percebe que existe um engarrafamento de 10 km a serem vencidos...Chega no aeroporto faltando 30 minutos para a saída do voo.E então percebe que ainda terá de enfrentar o check-in.Tudo bem não, ainda resta meia hora? Não , você ,na hora que sai do balcão ,descobre que o avião decolou sem nenhum atrasado após chamarem seu nome 3 vezes e você não ter escutado por algum motivo inexplicável.

Neste exemplo quem é o culpado pela perda do voo? Com certeza ,o acaso?Não, você mesmo ,pois todas suas atitudes o levaram a tais acontecimentos, todas as opções foram feitas por você, então aceite perder o voo pois não existe nenhum outro culpado.

Ai, quando escutei essa ideia de culpabilidade, pensei : "E si alguém nos prendesse , amarrasse , raptasse?A culpa ainda seria toda nossa?"

Dá me medo, perceber a forma de pensar de quem realmente já pensou tanto.Mas só de escutar o que eles demoraram tanto tempo para deduzir, descubro que não sou realmente nada neste imenso mundo de ideias e acontecimentos.

Na verdade, vivo sem pensar em muitas coisas, quase sempre vivo automaticamente, respondendo aos estímulos externos, apenas buscando diversão e prazer.E muitas vezes sem alcança-los e em outras descobrindo coisas novas.

Será que essa é a melhor forma de viver? Si não for acho que ainda não estou preparado pra mudar!

Um comentário: