quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Austrália

Chegou o meu momento de crítico de filmes. Engraçado eu ter falado que não pretendia comentar livros , filmes e afins , mas esse que comentarei agora é um caso a parte e que talvez me levará ao caminho de comentários sobre esses tipos de assuntos e me tornar mais um bloqueiro qualquer.

O filme que me refiro é "Austrália".Esse é realmente um filme que me surpreendeu.Tentarei fazer uma pequena resenha, o único problema é que não me lembro nem um pouco da estrutura de resenhas, então é melhor falar que apenas escreverei sobre o filme e farei comentários pertinentes.

No período da segunda guerra mundial , Sarah deve ir à Austrália para se encontrar com seu marido , que está morto quando ela chega.Ela começa a conhecer uma realidade totalmente diferente da sua e acaba se apaixonando por um capataz que trabalha guiando a boiada de uma região a outra.Essa parte do filme ,na verdade ,não me chamou atenção , já que pensei que seria mais uma história melada de amor, mas o filme tem muito mais a passar que isso.Preconceito racial, a procura pelo lucro interminável, ganância, a própria segunda guerra e etc.

O que mais me chamou a atenção foi , com certeza, o enfoque que o diretor que não tenho nem ideia de quem seja deu em relação ao negro , ao índio e ao branco.O filme mostra uma relação de exclusão dos mestiços que não eram nem brancos nem negros, logo não eram nada.

Hoje, o debate sobre preconceito racial e os problemas que isso gera a nossa sociedade chegou a tal ponto que se tornou cansativo.Não aguento mais a proteçao ao negro , as classes minoritárias e outras que sofrem preconceitos.Não aguento mais não por ser contra a proteções dadas a essas classes , o fato é que mesmo sendo com boas intenções , às vezes as pessoas cometem diversos erros, dentre eles as cotas em universidades.

O que quero que mude no mundo é que não seja necessário que ninguém proteja ninguém por que essa pessoa sofre preconceitos!!!Estou cansado sim , de diversas divisões na nossa sociedade, divisões estas que podem ser criadas não só pela cor da pele mas também pelo dinheiro, pela roupa que alguém usa, pela sua nacionalidade...

Mudemos nossas concepções humanas , que nos levam a crer que as diferenças são prejudiciais , o mais rápido possível para que possamos todos usufruir um mundo mais igualitário e menos excludente quanto o que estamos vivendo agora.

Alguém pode vir e perguntar qual seria a forma para mudarmos o mundo e eu responderei que não tenho nem ideia .O que sei é que quero ser feliz e que ,se possível, todas as outras pessoas no mundo também sejam, não é possível ser feliz sozinho.

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra."Bob Marley

Voltando ao filme...

3 comentários:

  1. Eu já te falei mil vezes como mudar o mundo...o problema é que você nao me escuta!! hahaha!! Sociedade Alternativa Atualizada ;)
    Achei interessante o comentário sobre a concepcao humana que as diferencas sao ruins e que a sociedade igualitaria seria a solucao para um mundo melhor.Fato que as diferencas sao algo positivo e que o mundo igualitario nao passa de uma utopia.O problema é mostrar isso a populacao em geral.Se a diferenca fosse vista como algo positivo,o preconceito praticamente acabaria.
    Em vez de expor esse novo pensamento as massas,abrir espaco para debates(o que ainda é um tabu para a sociedade),as nossas politicas optaram por medidas que apenas aumentam o preconceito(exemplo das cotas).
    Discordo do seu ponto de vista com relacao ao fato dos debates terem chegado a um ponto que se tornaram cansativos.Discordo se o cansativo se refere ao "enorme" numero de debates,que nao é lá grande coisa.O que torna esses debates cansativos é o enfoque dado a eles.Em vez de nos perguntamos o porque da existencia do preconceito hoje,nos questionarmos da situacao do brasil e tentarmos ter uma visao mais além da situacao atual,apenas nos preucupamos com o agora,com a solucao imediata e com isso acabamos por ter uma visao extremamente limitada sobre o assunto.
    Devemos criticar mais e reclamar menos.Se tivessemos uma visao mais abrangente sobre o preconceito passaríamos a criticar um pouco mais a mídia,os ensinamentos passado pelos nosso pais e os bloguinhos do allan.
    Se cuida pretinho,boa sorte com a tentativa de mudar o mundo.E espero que você tire as cotas para negros da UnB.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que não estou neste lugar sozinho, pelo menos você lê as coisas que eu escrevo e percebe o modo como eu penso.Falar sobre preconceito nunca foi fácil, mas para mim é como nadar, pois estaria dentro de uma piscina e não perceberia o empuxo que a água exerce sobre mim, mas e as pessoas que realmete sofrem por terem que conviver com uma sociedade preconceituosa? Será mesmo que elas não sentem esse empuxo ao qual me referi ?
    C'est la vie,mas temos que mudar e penso constantemente como, o único problema é que acho que essa mudança realmente não partirá realmente de mim , pois sei que minha mente ainda não está aberta para tudo que ainda virá.
    Não importa quando , mas que um dia essas mudanças cheguem !!!

    ResponderExcluir
  3. Espero que você consiga realizar tudo o que deseja.E sei que o porque você tanto deseja essa mudanca,afinal passo por uma nesse instante.Acabei de escrever sobre isso no meu blog.Agora somos dois.Eu leio o seu e você le o meu.Quao gay é isso??Hahahaha!!Mas você sempre foi meio gay entao achei que ia gostar de um companheiro de blog. ;**

    ResponderExcluir