sexta-feira, 20 de março de 2009

New economics

Mil teorias, milhões de assuntos...parece que nas universidades o conhecimento é infinito e ilimitado.Diversos estudantes se dedicam e utilizam seu tempo para alcançar um maior grau de sabedoria, alcançar cada vez mais um acumulo maior de informações que nem sempre serão utilizadas em prol de toda a sociedade.

Como é sabido ninguém vive sozinho, no mundo existe uma rede imaginaria que liga cada ser humano ao outro criado uma enorme teia de relações.Assim sendo, influencias a parte , definir quem cria algo ou quem divulga algo é cada vez mais difícil.

Uma matéria que costuma ter um contingente enorme de alunos é a introdução a economia.Essa matéria da aquela base necessária ao entendimento cada vez maior da sociedade a qual estamos inseridos, além disso o estudo dessa matéria faz com que nos percebamos que a todo momento o homem se vê preso as relações económicas que regem o mundo.

Economia positiva, economia normativa, homem económico, metas económicas, trade-off, custo de oportunidade, curva de possibilidade de produção...tudo isso são tópicos que quem pretende estudar ou tem que estudar essa matéria terá que conhecer muito bem.Em especial, dou maior importância ao trade-off e ao custo de oportunidade pois a partir deles é possível criar uma discussão acerca de temas mais nobres, temas que realmente importariam ao homem pensante.

Trade-off de acordo com o que é ensinado são as escolhas conflitantes, algo que se tem que escolher em detrimento de uma outra opção.A partir dele analiza-se o custo de oportunidade, que no caso é quanto vale a opção escolhida em relação a que foi descartada.O que mais intriga é que esse conceito não serve apenas para a economia , mas também para a vida de todos, já que o que o homem mais faz é escolher, e cada vez mais surgem mais opções de escolha.

Democracia, qual seu custo de oportunidade?Deus, qual seu custo de oportunidade?Talvez o conceito de custo de oportunidade não esteja completo ou até mesmo não esteja correto mas o que importa é que quem escreve este texto, insiste em se esforçar para pensar no que cada uma dessas teorias , que os estudantes estudam, poderá fazer para contribuir com um mundo melhor de acordo com suas concepções de mundo melhor.

Do custo de oportunidade que é a valia de uma escolha parte se para outro assunto que é o massacre dos que estão no poder sobre os que estão na classe que denomino "sonhadora".A única coisa que é bom ressaltar é que isso é normal, infelizmente, e mesmo que digam que não quando um sonhador se eleva a classe dominante ele se torna mais um dos monstros dos quais criticava.

É simples exemplificar tal situação.Usando o contexto brasileiro, um exemplo seria quando os políticos que não estão no poder são de esquerda, criticam e bravejam contra o governo contemporâneo.Caso estes esquerdistas logrem o poder logo se tornam políticos de direita extrema, pois querem manter-se onde estão e para isso farão o certo para permanecer dessa forma e isso significa fazer qualquer coisa.

Fazer qualquer coisa para conseguir resultados será a melhor opção?O custo de oportunidade por determinadas escolhas que ajudarão a alcançar os objetivos realemnte vale a pena?

O que importa mesmo é que mesmo quem gostaria que o mundo fosse mais justo no fundo não se importará si o seu bolso se encher cada vez mais e mais de notas de euros, mesmo que para isso ...

Um comentário:

  1. Eu tenho medo dessa intrincada rede de relações. E tb tenho medo do ser humano que passa por cima dos outros por causa de dinheiro.
    Bjos

    ResponderExcluir