sexta-feira, 13 de março de 2009

Futuros concorrentes



Nesse vai e vem de andanças pela Universidade de Brasília, percebi milhões de problemas os quais ficaria feliz si pudesse concertar.A UnB pra mim parece mais uma laje mal feita caindo aos pedaços, sem brincadeira nenhuma, acho a UnB linda por ter um projecto arquitetonico simples e ao mesmo tempo grandioso, feito por ninguém menos que Oscar Niemeyer.Contudo o descaso e a falta de zelo que eu percebi , e que é visível aos olhos menos exigentes, deixa qualquer estudante que la se encontra decepcionado mesmo sabendo que esta é umas das 10 melhores Universidade do Brasil.

Acabei me questionando si no meu curso ela seria a melhor.E fui pesquisar, sabia que não era, mas encontrei diferentes posições para o curso de administração achei uma lista que o colocava em terceiro lugar e outra que o colocava em décimo.

Não tive uma conclusão confiável , mas percebi que estas listagem possuem muita influencia politica e social, uso estes termos pois tais listas muitas vezes servem como forma de propaganda enganosa de determinada Universidade.

Enfim, passei uma tarde de sexta feira procurando lista e colocações de melhores cursos universitários, me restringi a pesquisa de cursos de administração e de economia.Fiz esta busca direcionada ao curso de economia também pois em outra ocasião peguei- me discutindo com um amigo, dizia eu que o melhor curso do Brasil de economia era da USP e não da UnB , e ele insistia no contrario.Acabei encontrando evidencias de que eu estava certo.

Porém , não é por estar razoes , diretamente,que escrevo.Quando estava procurando tais listas de melhores cursos, percebi que ,no meu curso,dos 100 maiores profissionais todos vieram de escolas/faculdades particulares, e o maior exemplo para mim foi a citação do nome de Abílio Dinis, que , filho de padeiro, se formou na FGV,Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Indiscutivelmente, a FGV, é a melhor em Economia, Administração e Contabilidade, dela saem todos os indicadores económicos respeitados e dela saem sem duvida nenhuma os profissionais mais bem sucedidos, não posso dizer os mais qualificados, mas que ter no currículo uma graduação da FGV, creio é uma boa ajuda profissional.

Não quero dizer que o vestibular da USP seja pra qualquer um , mas caso eu o tivesse feito acho que teria grandes chances de passar.Passei alguns meses estudando anteriormente a prova, até agradeço a um amigo, Strava, que sem ganhar nada, se dispor a me incentivar e a estudar comigo, além de me mostrar os segredos da prova e suas armadilhas.Ele passou pra Economia na USP e na UnB, e deve ter passado em outras que não sei. Mas o fato é que quando chegou o período de inscrição minha mãe, mesmo sabendo que havia começado a estudar meses atrás, ela não permitiu que eu fizesse a prova alegando que alem de SP ser uma cidade perigosa não teria condições de me sustentar lá.Por dentro , experimentei todas as formas de ódio, e percebi que parte de meus sonhos teriam que ser adiados, como morar sozinho e estudar na USP e trabalhar em SP.

Como não estuda na USP, muito menos na FGV, que é a faculdade de administração mais cara que conheço no Brasil, com uma mensalidade de 2.266 reais, mensalidade esta denominada "taxa escolar", acho que para ser mais académica.Enfim, mesmo não estudando la , hoje, procurei as matérias cobradas nestas duas instituições, e pensei vou tentar me aproximar ao máximo de uma mescla entre UnB,USP e FGV.Levei um susto quando vi , no caso da FGV, que eles tinham mais de 3 matérias curriculares a mais que eu só no primeiro semestre,a USP também tinha mais matérias , mas se aproximava mais ao que verei por aqui, em Brasília.

Tomei esta decisão e pretendo cumpri-la da melhor forma possível , e logo pretendo também provar que mesmo não sendo a melhor do pais, no caso sendo a terceira no curso de administração, o que importa é o aluno, e não apenas o nome da faculdade onde este aluno tenha se instalado.

Apesar de eu ser o tipo de pessoa que ache que quem é o melhor mereça reconhecimento, como não me encontro oficialmente na melhor, preciso puxar a sardinha pro meu lado( esta expressão tosca foi a única que encontrei para definir este fim do meu texto).Todo mundo é conhecedor da característica humana que sempre defendemos o que é nosso , logo serei eu quem transformarei a Unb na melhor Universidade Brasileira, pelo menos nos 4 anos que levarei pra me formar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396750.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário