sexta-feira, 1 de junho de 2012

Brasília, 30 de Maio de 2012 Amigo, Inicialmente, não sei se sou um belo administrador, mas sonho muito em um dia ser um. Peço desculpas pelo atraso nas respostas das suas perguntas, dessa forma, eu já evidencio um dos grandes erros de vários administradores, que é não entregar determinado produto/ resultado no timing adequado. Pelo fato, de eu gostar bastante de você, me esforçarei ao máximo para te falar coisas que acredito que sejam, de fato, importantes para a administração (gestão) e que eu acredito que você possa considerar para se tornar um belo administrador também. Esse texto não é científico e muito menos pragmático, ressalto que vou escrever coisas que eu acredito, mesmo considerando que sou bastante novo para sugerir assuntos sobre administração para alguém. O fato é que, apesar de tudo, não é tão fácil definir administração quanto pode parecer, e mais que isso, mesmo que eu possa parecer bastante arrogante, sinto, fortemente, que na atualidade a administração é o conjunto de conhecimentos mais importante para a sociedade. Vou tentar explicar essa afirmação falando sobre o que eu acredito que é administrar/ gerir; falando sobre o que eu acredito que uma pessoa precisa ter para conseguir esse feito; e por fim, tentando falar o que pode ser feito para que alguém que queira ser um bom administrador possa fazer para, verdadeiramente, se tornar um. Comece assistindo a esse vídeo: http://www.managementexchange.com/video/gary-hamel-reinventing-technology-human-accomplishment Primeiro o que é administração? Essa definição você vai encontrar em vários livros que dissertam sobre o assunto. Para mim, os meus autores favoritos em termos básicos de administração são: Henry Mintzberg; Gary Hamel; Kaplan & Norton - binômio indivisível para mim (para assuntos sobre estratégia); e Michael Porter; nesta ordem de prioridade. Já li livros de todos eles, e a conclusão que chego é que administrar ou gerir, que para mim são sinônimos, é um conjunto de ações para se alcançar sucesso em projetos e processos. Várias teorias vão explicar de forma mais detalhada o conceito de administração, como aqueles vários conjuntos de letras: PDCA; POC3; PDLA; POSDCORB... Enfim, mas eu me pergunto mesmo se existem coisas diferentes além de planejar um projeto, executá-lo com os seus milhões de imprevistos e alcançar ou não determinado resultado. O mesmo para processos: planejar o que uma rotina deve gerar; fazer com que ela aconteça no dia-a-dia, impedindo que os imprevistos venham a trazer resultados negativos, e por fim, alcançando resultados constantes e cada vez melhores a partir da curva de aprendizagem que é gerada. Conclusão um: Estude bastante sobre como gerir projetos, por exemplo, através da leitura do PMBOK e estude bastante sobre como gerir processos, através dos estudos relacionados à BPM, que eu acredito que será um bom começo. Sugestões: *Henry Mintzberg: Criando Organizações eficazes; *Gary Hamel: Liderando a Revolução; *Kaplan & Norton: Execução Premium; *Michael Porter: Estratégia Competitiva. Segundo, como havia comentado anteriormente, acredito que a administração é, atualmente, a ciência/ arte mais importante da sociedade. Acredito nesta afirmação pelo fato de que, hoje, no mundo, as decisões mais impactantes da sociedade são tomadas por administradores (não digo formados em administração) de grandes empresas e de grandes governos. Caso esses administradores, tomem decisões erradas, resultados negativos serão gerados para toda a sociedade como um efeito borboleta. E falando em decisões, me relembra mais um conceito de administração que sou bastante favorável, que é saber tomar decisões corretas independente das circunstâncias. E o que uma pessoa precisa para tomar decisões corretas, ao gerir processos e projetos? Mais um fato: qualquer um pode ser administrador. Isso não é ruim do ponto de vista que eu sou formado em administração e que eu teria muitos concorrentes. Contudo, eu digo que qualquer um pode ser médico, advogado, ou engenheiro, também. A diferença básica é que a pessoa que tentar ocupar uma dessas profissões poderá matar muitas pessoas; perder muitos processos; ou deixar vários prédios caírem antes de se tornar um bom profissional. O que quero dizer é que como toda profissão a administração exige teoria e prática. Ou seja, a mesma analogia se aplica aos administradores. Pessoas que não estudaram administração poderão ser tornar bons administradores através da prática, contudo se supõe que elas demorarão mais tempo para chegar a um bom nível de excelência e neste caminho poderão levar várias empresas à falência. É extremamente comum encontrar administradores que aprenderam na prática a gerir processos e projetos tomando decisões corretas, e que muitas vezes, tem como fundo profissional e acadêmico a medicina, a engenharia, o direito... Enfim, e em muitos casos, até mesmo não tem nenhuma formação. A tendência, porém é que os administradores profissionais estejam disponíveis para administrar empresas que precisam de administração profissional. O que eu acho bastante coerente. Assista à este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_NRWtd_SiU8 Acredito que um administrador profissional seja constituído de diversas competências especificas da sua área de atuação e globais de um administrador de alto nível. São várias as competências primordiais, contudo às que me vem primeiramente à cabeça e que por isso, vou considerar como sendo as mais relevantes, é a capacidade de liderar, tanto pessoas como a mudança; a capacidade de interagir com tecnologias; a capacidade de inovar; a capacidade de entregar resultados no prazo e com alto nível de qualidade; e por fim, a capacidade de análise a partir de uma profunda visão holística e sistêmica – sem esquecer, dos conhecimentos básicos de administração em marketing, finanças, produção, gestão de pessoas, logística e estratégia, por exemplo. Conclusão dois: Se fossemos falar em características mais diretas, acredito que uma pessoa para ser um bom administrador precise ter habilidades interpessoais muito bem desenvolvidas para poder trabalhar em equipe e negociar decisões, bem como ser extremamente proativo e resiliente para conseguir atingir os resultados que priorizou. Em termos de prioridade, é relevante considerar as várias teorias de gestão do tempo. Sugestões: *David Allen: Getting things done. Você poderia me ressaltar as perguntas de o que uma pessoa deve saber mexer; que conhecimentos matemáticos, computacionais, de probabilidade, de banco de dados um administrador precisa ter? Neste caso, os conhecimentos acima são conhecimentos mais operacionais e que as respostas devem ser buscadas na área onde o administrador pretende atuar. Por exemplo, um Diretor de Criação de uma Agência de Publicidade precisará saber usar ferramentas de diagramação e web design, como por exemplo, o Photoshop; já para um Diretor de Projetos de uma Construtora, esses conhecimentos serão desnecessários (provavelmente), e outras ferramentas como MS Project e AutoCAD se farão necessárias. Por fim, como alguém pode tentar se tornar um administrador conhecendo na teoria o que se precisa para ser um bom gestor? Acredito que a ideia de ser um bom administrador é a mesma ideia de ser um bom “qualquer coisa”. O que quero dizer é que para se tornar algo é necessário querer que isso aconteça, é necessário traçar planos direcionadores e é ainda mais necessário executá-los. Conclusão três: Aconselho que você busque formas de se conhecer melhor e descobrir o que você quer para a sua vida; depois disso, veja o que mais importa para você e para onde você quer ir; com essas informações definidas defina um caminho para chegar até os seus objetivos, por exemplo, se você quer ser cantor, entre para uma escola de canto; se quer ser administrador, procure um cargo onde atuará em áreas de administração. Sugestões: *Marcus Buckingan & Donald O. Clifton: Now, discover your strengths. Espero ter ajudado de alguma forma e espero ainda mais que você seja ótimo em tudo que vier a fazer. Allan Sinimbú asinimbu@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário